A minha viagem pelo mundo Zero Waste

Tudo começou em 2010, quando mudei de casa. Na minha história, com quase 10 anos de casamento e duas crianças, já tinha acumulado muita tralha. Foi uma sensação de quase falta de ar, ao ver tanta tralha, e isso fez-me começar a mudar.
Entretanto, por um acaso da vida, descobri um livro na montra da Bertrand que se intitulava "Dormir Nu é Ecológico" de Vanessa Farquharson e que me deixou muito intrigada. Fiquei com aquele título e imagem na cabeça até que, uns dias mais tarde, não resisti e o fui comprar. Retrata a experiência de uma jornalista que traça um plano para, durante um ano, conseguir atingir o objetivo de viver sem produzir lixo. Devorei o livro em 4 tardes de verão, no meu sítio preferido para ler, a aldeia onde o meu marido cresceu e onde passamos muitos dias de férias.
Gostava de vos contar que, logo depois de ler o livro, seguira os passos da autora e que um ano depois já não produzia lixo, mas não, não foi isso que aconteceu, infelizmente. O que aconteceu mesmo foi um despertar lento. Comecei a ler e a procurar cada vez mais informação acerca do assunto e encontrei o blog Zero Waste Home da Bea Johnson. Aquele blog foi uma verdadeira inspiração para mim e, penso eu, para uma grande parte da população que entretanto foi despertando para os problemas do desperdício. Na altura não era um tema comum e não havia muita gente preocupada com o assunto mas, em poucos anos, o número de pessoas a aderir a este estilo de vida tem sido visivelmente crescente. Assim foi comigo, e comecei a fazer pequenas alterações que foram crescendo e melhorando. Embora ainda não seja uma Bea Johnson, já concretizei muitas alterações na minha vida e na vida da minha família.

Mais tarde descobri o blog Ana Go Slowly da Ana Milhazes Martins, ainda muito no início da grande transformação de que nos foi dando conta. Hoje em dia, a Ana é uma espécie de Bea Johnson portuguesa, que não só tem seguido este estilo de vida, como o tem divulgado e ajudado muitas pessoas a sentirem-se inspiradas e a mudar.
Hoje em dia já há muitas fontes de reflexão e inspiração relacionadas com o assunto, muitos blogs, muitos livros, muitos tutoriais, muitos documentários e grupos nas redes sociais, como o Lixo Zero Portugal e o Plastic Free Portugal.
A minha viagem por este mundo vai mudando todos os dias um bocadinho e convido-vos a acompanhar esses pequenos/grandes passos aqui.