Concursos - prós e contras

30-03-2020

Durante algum tempo, fui completamente contra a participação dos nossos alunos em concursos de dança e, na verdade, ainda sou um bocadinho.

Para mim a dança é uma arte e a arte "condensada" que normalmente é representada num número para apresentação em concurso não me satisfaz. A forma como se costuma avaliar esta arte também é bastante precária, basta analisar as condições em que um júri avalia para percebermos o quanto essa avaliação pode tornar-se falível. Vejamos, o júri tem de avaliar uma coreografia em tempo recorde, entre 2 a 4 minutos; enquanto vê, tem de escrever, pois as pausas são escassas e está horas seguidas a avaliar. Não é humanamente possível estar atento tanto tempo e desempenhar um bom trabalho. Eu própria constato que, quando tenho muitas horas de ensaios pela frente, a certa altura já me parece tudo muito semelhante, e tenho dificuldade em ser eficaz e objetiva. Há, também, a questão do gosto e das preferências: enquanto um júri pode gostar mais de coreografias com linhas clássicas, outro pode gostar mais de linhas que rompem com a norma, portanto a avaliação é, até certo ponto, muito relativa. A somar a estas condicionantes, ainda podemos presenciar situações e posturas de competição mal orientadas, ou seja, veem-se participantes (crianças e professores) que incentivam e são incentivados a ter uma postura agressiva em relação à forma como encaram a competição, sendo, por vezes, cruéis uns com os outros e ficando frustrados a ponto de ficarem emocionalmente desequilibrados quando ficam a saber os resultados. Tudo isto contribui para transformar o que deveria ser um encontro de escolas com energia de festa num ambiente pesado, de ciúme e frustração.

Neste momento, e face ao que descrevi, todos devem estar a considerar o porquê de participarmos nestes concursos.

A certa altura, e cedendo aos pedidos incessantes dos alunos e à sugestão de uma amiga e colega que admiro muito, favoráveis à participação em concursos, pensei: bom, se quero que eles se sintam felizes e realizados, se quero fazer-lhes a vontade, tenho de dar a volta a esta realidade. Resolvi, por conseguinte, encarar esta situação da seguinte forma: como uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, ou seja, assumindo com os meus colegas e alunos que tudo o que levaríamos a concurso seria o que gostamos de fazer e que é, também, a linha da nossa companhia profissional (CaDA), isto é, longe de acrobacias e lantejoulas só porque sim. Procurando estabelecer princípios muito claros que descentrassem os alunos do objetivo 'ganhar uma medalha', definimos estes objetivos para os concursos:

Miminhos depois de uma atuação
Miminhos depois de uma atuação

1. mostrar o nosso trabalho;

2. viver um processo de criação em conjunto;

3. divertir-nos a fazer o que mais gostamos, dançar;

4. passar tempo juntos e melhorar o relacionamento de grupo;

5. ver colegas de outras escolas e aprender com eles;

6. cultivar a nossa imaginação;

7. conhecer pessoas, criar amigos;

8. apoiar os trabalhos que gostarmos;

9. tentar dar o melhor de nós num curto espaço de tempo, e se falharmos, aceitar que é humano e faz parte da vida. Estaremos todos a apoiar-nos uns aos outros, corra bem ou corra mal. Se nos atribuírem uma boa nota vai saber bem, se não, desfrutámos desta longa e frutífera viagem onde tanto nos divertimos, aprendemos e crescemos.

É com esta espécie de carta orientadora que anualmente temos (Ca..DA Escola) decidido participar num concurso (ultimamente tem sido o Dance World Cup). Mas, atenção, esta capacidade de relativizar este tipo de avaliações requer alguma maturidade que, na maioria dos casos, não funciona em crianças pequenas, e é esse o motivo pelo qual raramente levamos crianças com menos de 12 anos.

O que tenho observado é que, na devida altura, esta experiência os faz crescer e evoluir muito. É muito motivadora e melhora não só as capacidades individuais, como o relacionamento dos grupos. Levamos algumas coreografias e nem todas conseguem boas classificações, mas encaramos isso como parte da experiência e ficamos muito felizes por fazermos parte de um todo e pelos nossos colegas que consigam melhores classificações. Tenho visto estes jovens a criar amigos, dentro e fora dos muros da nossa escola, e a alargar horizontes. Tenho visto estes jovens a tornarem-se bailarinos capazes e pessoas incríveis. Este é o meu/nosso objetivo.

Desejos de boa sorte antes das atuações
Desejos de boa sorte antes das atuações
Abraços carinhosos depois das atuações
Abraços carinhosos depois das atuações
Prontas para dançar, nervosas mas bem dispostas
Prontas para dançar, nervosas mas bem dispostas
Momentos descontraídos
Momentos descontraídos
Entreajuda
Entreajuda
Alunas crescidas ajudam as mais novas
Alunas crescidas ajudam as mais novas
Os nossos rapazes sempre na brincadeira
Os nossos rapazes sempre na brincadeira
Momentos ainda mais descontraídos
Momentos ainda mais descontraídos

E quero que fique bem claro: bons resultados não são fruto de uma parte só, são o resultado de um trabalho de uma equipa incrível, que integra:

• Alunos trabalhadores, que amam esta arte tão exigente;

• Pais que os apoiam financeira e emocionalmente;

• Coreógrafos espantosos, com uma imaginação sem limites;

• Professores/ensaiadores, que limpam e limam as coreografias até estarem perto da perfeição possível;

• Produtores empenhados, que tratam de todos os pormenores, que são imensos, e que fazem com que nada falte para um bom resultado final;

• E a peça chave que a nossa escola tem a sorte de ter: uma fisioterapeuta competentíssima que nos acompanha para todo lado e que nos mima e trata, zelando para que o corpo de bailarinos e seus professores esteja sempre nas melhores condições.

Obrigada a toda a equipa... e lembrem-se: o melhor de tudo isto é o caminho que se faz. Para mostrar um bocadinho de nós e do que é o fruto do nosso trabalho.

Grupo da Ca.DA Escola que participou no DWC Portugal 2020
Grupo da Ca.DA Escola que participou no DWC Portugal 2020
Carla Albuquerque | © 2019
Almada
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora